Resumo
O invento refere-se a um processo de revestimento de uma superfície metálica com uma composição para revestimento com uma composição de pré-tratamento antes do revestimento orgânico, com uma composição de passivação sem a intenção de um revestimento orgânico subsequente, com uma composição de primário de pré-tratamento ou com uma composição de primário, com uma composição de tinta ou com uma composição de galvanização, em que cada composição de revestimento ou o seu revestimento gerado contém partículas à base de pelo menos uma fase de hidróxido duplo lamelar (HDL) mostrando a fórmula geral [1], em anexo.
Aspetos inovadores & principais vantagens
Esta patente foca-se no desenvolvimento de camadas de proteção (pré-tratamentos, primários, tintas) contendo partículas com base em hidróxidos duplos lamelares. O papel dos hidróxidos duplos lamelares é a de armazenar e libertar de uma forma controlada de espécies ativas, tais como os inibidores de corrosão que vão contribuir para a melhoria do desempenho de proteção conferido pelos revestimentos para os substratos metálicos. Materiais de HDLs também podem funcionar como aprisionadores à nanoescala para aniões agressivos e melhorar o efeito de barreira contra a entrada de água e eletrólitos do ambiente circundante.
Aplicações
Estes revestimentos podem ser aplicados em diferentes ramos da indústria, desde automóveis a indústria aeronáutica.
Inventores
Ferreira, Mário; Zheludkevich, Mikhail; Tedim, João; Gandubert, Valerie; Schmidt-Hansberg, Thomas; Hack, Theo; Nixon, Sonja; Raps, Dominik; Becker, Diana; Schroeder, SvenNossos Inventores
Titulares
Universidade de AveiroGrupos Envolvidos
4 - biorrefinarias, materiais de origem biológica e reciclagem