Descrição
Com este projeto, a parceria pretende chamar a atenção para a importância da Engenharia na vida da sociedade e do mundo e promover os desafios e oportunidades de uma carreira na área da engenharia. Aborda-se uma necessidade comum europeia relacionada com a falta de pessoal qualificado nas áreas profissionais técnicas e de engenharia e, simultaneamente, o desejo de atrair mais mulheres para estas áreas profissionais.
Um relatório do Fórum Mundial da OCDE mostra que as matrículas em disciplinas denominadas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) têm diminuído ao longo dos últimos anos, na maioria dos países europeus. Assim, esta parceria deseja promover o interesse por estas disciplinas, já a partir de jovens matriculados no 8º ano, para que na idade de escolha de uma área curricular, o número de inscrições nessas áreas aumente, indo ao encontro da Estratégia 2020, tendo por objetivo o crescimento económico.
Conscientes de que o desenvolvimento económico de cada país depende muito do trabalho desenvolvido nas áreas da engenharia e das tecnologias, o projeto visa intervir nos alunos do 8º e 9º e, em especial, no universo dos estudantes do sexo feminino. Ao aumentarmos a sua exposição a áreas técnicas e a profissões na área da engenharia, através da promoção da aprendizagem nas disciplinas STEM usando práticas pedagógicas criativas e inovadoras e na organização de eventos e iniciativas, como visitas a fábricas, a laboratórios em universidades, palestras e conversas abertas com engenheiros(as), etc. iremos, certamente, desconstruir estereótipos, promover uma maior motivação para a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Química, uma melhor compreensão das oportunidades de emprego relacionadas com estas áreas, aumentar o gosto e interesse por áreas profissionais mais técnicas, desenvolver soft-skills que conduzem à tomada de decisão, resolução de problemas, etc. (através atividades implementadas também em cada escola da parceria), promover a igualdade de género dentro dessas áreas e aumentar a relevância dos cursos de ensino e formação profissional de cariz tecnológico, no mercado de trabalho.
Coordenador
Coordenação
AEVA -Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro
Participantes
No
Financiadores
